Tuesday, September 02, 2014

Desapego

Uma amiga - Rebeca - tentou desmentir uma frase que eu coloquei no face - sobre a importâcia do desapego - afirmando que entregar-se seria diferente. Sim, é diferente. Mas apego é também uma forma de entregar-se. Uma forma que envolve o passado, o presente e o futuro. A entrega pode ser apenas presente. Pode não combinar um futuro, qualquer que ele seja.

Minha frase - sobre a importância do desapego - surgiu-me num acesso (breve) de certo desespero. Eu pensava no passado, nos erros cometidos, e nos atuais momentos, de acertos e erros, quase em simultaneidade. Mas bastou-me pensar em termos mais amplos, nas efetivas realidades que envolveram o passado e na efetiva liberdade de que consigo usufruir, quase às expensas de meus desejos, para entender que o problema estava justamente em não me libertar em definitivo de meus liames passados, de meus compromissos com gente que não me diz respeito, etc. Tanto que percebi, quase simultaneamente, como passou a ser reafirmado o meu compromisso com pessoas que sempre me serão importantes - minha mãe e irmãos, por exemplo. Foi interessante o processo. Consegui dormir em paz e ainda consegui perceber problemas que antes, pela displicência que dedicava a mim mesmo, eu nem sequer conseguia tocar. 

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home